quarta-feira, 4 de março de 2009

Hokusai: Quase 300 anos e ainda contemporâneo.

O post anterior do Rodrigo Romano me fez pensar sobre como algumas obras de arte podem sobreviver ao tempo e permanecerem contemporâneas ou pelo menos, fontes de trabalhos contemporâneos.
E sendo fã assumido da arte japonesa, no topo da minha lista está o imortal Katsushita Hokusai. Um artista tão versátil em suas técnicas (Xilogravura, Sumi-e, Litogravura, etc) quanto em seus temas que retratavam desde lendas orientais, flora, fauna até erotismo.
Provavelmente a gravura mais famosa de seu arcevo seja "A grande onda de Kanagawa", copiada ínumeras vezes através dos anos por artistas gráficos de todo o mundo. Veja alguns de seus trabalhos:




O que impressiona não apenas é a forma como o trabalho de Hokusai permanece presente nas criações contemporâneas, mas como isso foi possível considerando o isolamento geográfico do Japão e a idade de suas obras.

Exemplos: Atualmente praticamente todas as tatoos que usam referência oriental representam a água da mesma forma que ele representou no século 18; Nestas mesmas tatoos os Dragões orientais permanecem praticamente iguais; Suas ilustrações em séries que são hoje consideradas antecessoras do mangá; Sem mencionar a influência menos óbvia de suas ilustrações em trabalhos do mundo inteiro. Abaixo alguns exemplos:


Um comentário:

Rodrigo Romano disse...

show de bola Queiroz!
a onda realmente é o trabalho mais popular,
fantástico!