terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Brasília: Obra inacabada ou tombada definitivamente?

Deu na Folha de S.Paulo de 27/01/08, caderno Cotidiano, que o Iphan está querendo melar o presente de Niemeyer à sua mais valiosa obra, Brasília. O arquiteto projetou uma praça e um obelisco a serem construídos nos canteiros centrais do Eixo Monumental e inaugurados no 50° aniversário da Capital Federal no ano que vem. Conta a matéria que o "Instituto do Patrimônio Histórico Brasileiro Artístico Nacional do DF considerou o projeto ilegal por ferir artigo do tombamento em Brasília que proíbe a edificação no local."
Segundo Alfredo Gaspal, superintendente do Iphan-DF, "o plano de Lucio Costa tem um significado para a história do urbanismo que não pode ser alterada". Apoiando as intenções do Iphan a filha de Lucio Costa, Maria Elisa Costa, tb criticou o projeto, assim como 73% da população que, em enquete feita no fim de semana, se manifestou contra a obra.

Senti vontade de postar aqui o meu apoio a esse gênio brasileiro. Não sei bem oq Alfredo Gaspal quiz dizer com "a história do urbanismo não pode ser alterada", - claro q pq não é minha área -, mas acho que se alguém tem o direito de mexer na obra esse alguém é o próprio artísta. Acompanho a opinião do arquiteto Glauco Campello, que já presidiu o Iphan, quando diz que "O trabalho de Oscar ainda não acabou. Acho que o tombamento não deveria estabelecer limitações para o projetista dos prédios e monumentos do Plano Piloto. Não tem sentido engessar a cidade.", mas para acabar de vez com qualquer argumento vamos ficar com a defesa do próprio mestre. "Niemeyer diz que a mudança é inerente às cidades e cita casos como Paris no seculo 19, onde prédios históricos foram derrubados para dar lugar aos bulevares, e de Barcelona, onde ainda existem resquícios de edificações romanas do século 2, prédios góticos do século 13 e continua sofrendo intervenções. - A praça que eu proponho faz falta a Brasília. Toda cidade tem uma praça importante onde o povo chega e não esquece mais. Essa é a praça que vou continuar defendendo."
Embora a arquiteta Maria Elisa Costa tenha uma certa razão quando diz que vai contra a obra por querer proteger Niemeyer "das pessoas que não gostam de Brasília e que vão te alugar como pretexto para mexer na legislação do tombamento, o que abre a cancela para as bobagens dos malintencionados.", na minha humilde opinião esse projeto ficaria maravilhoso - Vide foto do projeto na capa do caderno - seria mais uma pincelada de mestre na sua monalisa inacabada.
Gostaria de saber a opinião dos senhores a respeito. Vacilo aos 101 anos ou um grande presente à Capital?! Abraço a todos!

8 comentários:

RodGanem disse...

Meu caro, se você olhar o post que fiz, entitulado Mastodonte Branco da Música, vai saber minha opinião sobre as obras de Niemeyer. Brasília já é feia o bastante sem mais esse objeto fálico e inútil proposto pelo centenário arquiteto, independente do tombamento. Fora isso, ainda acho que desrespeitar algo tombado é um precedente para que outros patrimônios de valor inestimável e muito mais belos que Brasília sejam adulterados.

Rodrigo Romano disse...

Post polêmico esse,
admiro a simplicidade dos traços e a originalidade nos projetos do Niemeyer que saí dos padrões convencionais da arquitetura.

Mas acho que todo projeto tem que ser funcional senão perde o sentido.

Vide aquele obelisco em ipanema que não serve pra nada e ainda agrega uma falsa passarela (!?) que não serve de passarela pois o grande artista a fez achando que ficaria bonito uma passarela que não é feita pra se usar... Vai entender!?
Se eu fosse o prefeito botava aquela obra ridícula abaixo. Nunca vi coisa mais bizarra.

Walmor Pamplona disse...

Esse tal de obelisco é como aquela expressão "o sujeito botou o pau na mesa", só que desta vez o sujeito bota é o pau na praça.

Amilton Gris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amilton Gris disse...

huauhauha... nesse caso um pau de 80 metros... Tá bom assim?!

Rodrigo Romano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Romano disse...

e adivinha quem sentou pra pagar a conta...

RodGanem disse...

Olha o nível, moçada. Nosso blog é frequentado pelas mais nobres famílias. Mas que parece um cacete, parece... Vamos pedir ao prefeito para por abaixo. Que tal a gente fazer um movimento pela internet? Um abaixo-assinado? Abaixo o pirulito do Casé!