Deu na Folha de S.Paulo de 27/01/08, caderno Cotidiano, que o Iphan está querendo melar o presente de Niemeyer à sua mais valiosa obra, Brasília. O arquiteto projetou uma praça e um obelisco a serem construídos nos canteiros centrais do Eixo Monumental e inaugurados no 50° aniversário da Capital Federal no ano que vem. Conta a matéria que o "Instituto do Patrimônio Histórico Brasileiro Artístico Nacional do DF considerou o projeto ilegal por ferir artigo do tombamento em Brasília que proíbe a edificação no local."
Segundo Alfredo Gaspal, superintendente do Iphan-DF, "o plano de Lucio Costa tem um significado para a história do urbanismo que não pode ser alterada". Apoiando as intenções do Iphan a filha de Lucio Costa, Maria Elisa Costa, tb criticou o projeto, assim como 73% da população que, em enquete feita no fim de semana, se manifestou contra a obra.
Senti vontade de postar aqui o meu apoio a esse gênio brasileiro. Não sei bem oq Alfredo Gaspal quiz dizer com "a história do urbanismo não pode ser alterada", - claro q pq não é minha área -, mas acho que se alguém tem o direito de mexer na obra esse alguém é o próprio artísta. Acompanho a opinião do arquiteto Glauco Campello, que já presidiu o Iphan, quando diz que "O trabalho de Oscar ainda não acabou. Acho que o tombamento não deveria estabelecer limitações para o projetista dos prédios e monumentos do Plano Piloto. Não tem sentido engessar a cidade.", mas para acabar de vez com qualquer argumento vamos ficar com a defesa do próprio mestre. "Niemeyer diz que a mudança é inerente às cidades e cita casos como Paris no seculo 19, onde prédios históricos foram derrubados para dar lugar aos bulevares, e de Barcelona, onde ainda existem resquícios de edificações romanas do século 2, prédios góticos do século 13 e continua sofrendo intervenções. - A praça que eu proponho faz falta a Brasília. Toda cidade tem uma praça importante onde o povo chega e não esquece mais. Essa é a praça que vou continuar defendendo."
Embora a arquiteta Maria Elisa Costa tenha uma certa razão quando diz que vai contra a obra por querer proteger Niemeyer "das pessoas que não gostam de Brasília e que vão te alugar como pretexto para mexer na legislação do tombamento, o que abre a cancela para as bobagens dos malintencionados.", na minha humilde opinião esse projeto ficaria maravilhoso - Vide foto do projeto na capa do caderno - seria mais uma pincelada de mestre na sua monalisa inacabada.
Gostaria de saber a opinião dos senhores a respeito. Vacilo aos 101 anos ou um grande presente à Capital?! Abraço a todos!