terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O realismo fantástico de Ron Mueck

Em um tempo em que artistas, designers e diversos criadores buscam descobrir novas maneiras de surpreender o público com suas criações inovadoras, é interessante observar como o realismo pode ser algo fantástico quando tirado de seu cotidiano.
Pra quem não conhece, este é o trabalho do escultor australiano Ron Mueck que começou criando esculturas para o mundo publicitário e repentinamente saltou para o mundo artístico ao ser descoberto por um colecionador de artes.
Zé albano, grande fotógrafo cearense, me disse uma vez: "A coisa mais interessante para os sapos são os outros sapos"; frase filosófica que me vem a cabeça cada vez que a representação do "humano" me chama atenção em alguma obra.

Cabe a pergunta: Ron Mueck é um artista genuíno ou um técnico virtuoso que faz uso da nossa atração natural pelo ser humano? E se houver uma resposta pra isso, ela realmente importa?






Um comentário:

Amilton Gris disse...

Cara, genial essa exposição. Já havia visto, mas é realmente impressionante como ele se aproxima da perfeição.
Quanto a sua pergunta, acho que todos somos artistas genuínos, precisamos apenas ativar isso, descobrir nosso próprio potencial criativo. Mas com certeza além de artista, Ron Mueck é um técnico virtuoso, virtuosissimo por sinal. Abração.